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Maria Martins Maria Martins
(Campanha/ MG 1900 - Rio de Janeiro/ RJ 1973)

"O Impossível" / The Impossible
Escultura em bronze fundido / Cast bronze sculpture
década de 40
170 X 170 X 170 cm

Logo à entrada, surgindo como um ser estranho no jardim, a escultura "O Impossível", bronze fundido da década de 40, de Maria Martins (uma cópia em gesso foi anunciada para a XXIVa. ), espanta e encanta ao mesmo tempo, com seu hibridismo tentacular refletido nas gordas volumetrias de bronze. Seu gesto inspira atmosferas pantanosas cheias de mistério e pavor, plantas carnívoras e medo. Temos em Martins uma das primeiras herdeiras do sangue antropofágico, seguidora na escultura de um surrealismo inocente que também marcou boa parte da pintura de Tarsila do Amaral. E é "no seu culto às formas brutas, por assim dizer inacabadas e ainda em plena elaboração da natureza virginal do Brasil", que Maria prossegue não só no caminho de Tarsila, como no de Brecheret."

Right there at the entrance, emerging like a strange being in the garden, the O Impossível sculpture, cast bronze from the 40’s, (a replica in gypsum has been announced for the XXIV Biennial), scares and charms at the same time, with tentacular hybridism reflected in the corpulent bronze volumetries. Its gesture inspires swampy atmospheres full of mystery and terror, carnivoral plants and fear. Martins is one of the first heirs of the anthropophagic blood, follower of an innocent surrealism in sculpture that has marked most part of Tarsila do Amaral’s painting. And in her adoration of the rough form, unfinished and yet in full elaboration of the virgin nature of Brazil, Maria makes her way not only following Tarsila’s footsteps, but also Brecheret’s

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