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Hélio Oiticica
Parangolé Nº. 1 / Studies on Parangolés
Tecido, gaze e pigmentos
1964
180 X 150
Hélio Oiticica
(Rio de Janeiro/RJ 1937)

Multimídia, quase cinema, Hélio Oiticica é reconhecido neste final de século como um dos grande nomes das artes plásticas. Suas exposições internacionais póstumas, no Jeau Du Pome e na Documenta de Kassel, confirmam este reconhecimento. O Parangolé Nº. 1,que deu lugar aos vários seguintes, é uma peça em lamê prateado, confeccionada com gaze e outros materiais, representa o jeito de corpo da malandragem carioca, hoje brasileira. Obra feita prá dançar, nela Oiticica sintetiza a volta por cima que a arte brasileira sempre dá. Mesmo considerando Seja Marginal, Seja Herói como uma de suas obras densas, os parangolés são bandeiras tupinambás de atual e universal antropofagia. Afinal de contas, o que HO fez foi música, quase cinema! E é sempre bom vê-lo ressuscitado.

Multimedia, almost cinema, Hélio Oiticica has been acknowledged at the end of this century as one of the great names in plastic art. His posthumous international exhibitions, at the Jeu de Paume and Kassel Documenta, corroborate such credit. Parangolé Nº 1, first of many that followed, is made of silver cloth with chiffon and other materials, representing the body language and attitude of Rio de Janeiro’s drifters – today Brazilian. It is a work made to dance. Oiticica synthesizes the overcoming capacity of Brazilian art. Even though seja marginal, seja herói (be a drifter, be a hero) is considered one of his most intense works, the parangolés are current and universal anthropophagic Tupinamba banners. After all, HO made music, almost cinema! And it is always good to see him revived.

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